domingo, 21 de novembro de 2010

"O RELÓGIO DO LICEU"

Do nosso colega e amigo, Manuel Dias Horta, transcrevo um texto publicado no Diário do Alentejo de 12 do corrente mês de Novembro.


"Os hábitos, os costumes, as tradições, as ruas, as praças, os edifícios, o que os ornamenta e embeleza, mais o que falta dizer, constituem um património inestimável das nossas gentes, das nossas cidades, vilas e aldeias.

Em Beja ainda chove no molhado pela destruição da praça da República, do jardim do Bacalhau e da avenida Miguel Fernandes, a culpa não chegou e enviuvar porque morreu solteira.

O relógio do Liceu não é uma peça de arte, mas guarda na enormidade dos seus caracteres e ponteiros a riqueza de décadas e décadas de um passado onde abundam a saudade e a nostalgia.

Admirado por quem de fora vinha à cidade, tema de conversa em cafés e salões de chá, causador de arrelias ao saudoso Sr. Branco, este gigantesco medidor do tempo, de preto pintado esbatido no amarelo do edifício, nunca foi um mouro de trabalho, tendo gasto a maior parte da sua exitência no regime de "baixa", ainda assim tem arranjado tempo para assinalar horas boas e horas más, testemunhar a passagem de gerações de meninos e meninas, de homens e mulheres que naquela casa iniciaram a preparação para enfrentar o que de bom ou mau a vida nos reserva.

Não vemos o relógio no sítio onde sempre o olhámos, mas não constando que José Sócrates tenha alguma coisa que ver com este assunto, nem que tenha sido ferido o sentido estético de alguém e muito menos provoque embaraços no trânsito, augura-se o regresso do mítico relógio, do liceu da cidade, ao local onde sempre morou."

sexta-feira, 16 de julho de 2010

O LICEU DE BEJA NA IMPRENSA REGIONAL

A revista mensal 30 DIAS, no seu nº 10, de Junho passado, publica um excelente trabalho sobre o Liceu de Beja. Aqui se fala do que esta instituição representou para a cidade no passado, sobre o momento presente e sobre os anseios quanto ao futuro. Não foram esquecidas as tradições desta casa ( a Casa Amarela), o uso da capa e batina até a um passado recente, bem como a Festa do Galo. Por tudo isto, e acima de tudo, a sua existência justifica-se pela contínua formação dos jovens, administrando-lhes novos saberes, quer científicos quer humanos.

Em representação da Associação dos Antigos Alunos do Liceu de Beja houve intervenções da Natércia Espinho, João Minoso e Aníbal Fernandes. Em nome da Escola Diogo de Gouveia falou o seu actual director, José Eugénio A. Pereira.

domingo, 6 de junho de 2010

ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO-2010

Tal como tem acontecido em anos anteriores, realizou-se mais um almoço de confraternização dos antigos alunos do Liceu de Beja, organizado pelo núcleo de Lisboa.

O evento teve lugar no restaurante FIL, no passado dia 29 de Maio. A adesão foi a esperada e participativa. A falta de outro meio de transporte, que não o expresso rodoviário, obrigou-nos a partir mais cedo quando a animação musical começou. Foi pena. Esperemos que para o próximo ano seja melhor no que se refere a meios de transporte.


EXPOSIÇÃO-HOMENAGEM

Está a decorrer, desde o dia 24 de Maio até ao dia 12 de Junho de 2010, na Biblioteca Municipal, a exposição intitulada " Maria Isabel Covas Lima Alves de Carvalho - A Mulher, a Amiga, a Professora, a Poetisa".

Esta amostra, feita com bom gosto, mas com singeleza, teve a participação de antigos alunos do Liceu de Beja e amigos que com ela tiveram o privilégio de conviver, dando os seus testemunhos ou enviando fotografias, recortes de jornais, etc.

Aqui deixo algumas imagens testemunho desta exposição.



  


 Bem haja à Biblioteca Municipal por esta iniciativa.

terça-feira, 18 de maio de 2010

"MISTÉRIO"

Hoje publicamos, com muito gosto, mais um poema do nosso colega Manuel Dias Horta.

MISTÉRIO

Trago na alma guardado
Um mistério, que não decifrei
E que suporto calado
Sem saber se o desvendarei
Procurei na razão
Empenhei saberes meus
Não tenho explicação
É coisa do foro de Deus
Mas qual Deus?
O bom? o amigo?
Do que tenho um retrato, comigo!?
Se calhar, não
É o outro, que tão bem conheço
Que me castiga e eu não mereço

Beja, 17-05.2010

M. D. Horta

sexta-feira, 14 de maio de 2010

CONFRATERNIZAÇÃO DOS ANTIGOS ALUNOS DO LICEU DE BEJA

Dia 29 de Maio de 2010, no Restaurante FIL- Parque da Nações, realiza-se mais um almoço de confraternização dos antigos alunos do Liceu de Beja. 

Do programa, designado "Almoço do Galo 2010", consta:
Missa de sufrágio - 12:00 horas na Igreja de Nª. Sª dos Navegantes - Parque das Nações

Almoço - 13:000 horas

Preço:   - 32,00 Euros

Inscrições- até ao dia 24 de Maio com o correspondente pagamento, através de cheque, em nome de:

Maria Luísa Ferro
Rua Maria, nº 43, 2º Dtº
1170-210 Lisboa
Tel: 218134620

Almerinda Ramalhosa
Rua das Tílias, nº 52, R/C Dtº
2775-367 Parede
Tel: 214660738

Maria de Lurdes Camacho
Rua Palmira Bastos, nº 16, 4º Esqº
2685-285 Portela LRS
Tel: 964036417

Poema alusivo

Caros amigos e amigas:

Não podem imaginar
Como ando preocupado
Com o que se 'stá a passar!...

A nossa Festa do Galo,
Um projecto todo meu,
Não tem lugar este ano,
Pois andam, no desengano,
As obras do velho Liceu!...

Dei voltas à mioleira,
Mil e uma passadinhas,
Repisei a capoeira...
Depeniquei as galinhas...
E, de tanto repensar,
Fiz uma ordem geral:
Substituam a Festa
Pelo Almoço Anual!...

Mas como, algures, vai sentindo
Esta crise, toda a gente,
A ementa é trivial,
Porém, selecta e exigente (!...):
Temos melão com presunto;
Bacalhau à "lagareiro"
Com batatinhas "a murro",
Fofinhas, de sal ligeiro;
Medalhões de porco preto,
Que serão acompanhados
De "pommes de terre" fritas
E legumes variados...
Como sempre, há queijos...frutas...
Vários doces... e bons vinhos
E, a terminar as disputas,
Águas...chás... e cafezinhos!...

Espero que, este encontro,
Sendo igual, seja diferente,
E, entre abraços de amizade,
Muitos digam: "Estou presente!"

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Obituário-HEITOR FRAGOSO

Para os mais jovens, este nome nada ou pouco dirá, mas para mim que com ele cresci e que mais tarde me fez a coroa quando entrei no Liceu, diz algo da minha infância e juventude. Pelos amigos e colegas era conhecido por "O Talha burros".

Tive conhecimento através duma notícia desportiva (era Relator do Conselho Fiscal do Sporting Clube Farense), que o Heitor Carlos Garrido Madeira Fragoso morreu no passado dia 2 de Fevereiro, com a idade de 69 anos, tendo o seu corpo sido cremado em Ferreira do Alentejo, na última quarta-feira.

Viu-o pela última vez no nosso almoço de confraternização, no Parque das Nações, em Maio de 2004, pleno de energia e alegre como sempre o conheci, apesar dos seus 64 anos de idade.

Neste blogue fica a imagem viva do "Talha" no vídeo já publicado há alguns meses.

Para o Heitor, onde quer que esteja, vai a minha eterna saudade.